Sunday, November 26, 2006

Agenda 21, você já fez a sua?


Na ECO-RIO 92 foram explícitos os mecanismos de promoção do desenvolvimento sustentável para que o planeta fosse salvo da ação predatório do homem, um deles foi a Agenda 21. Esta consiste em um mecanismo de atuação pluridimensional dos agentes sociais para que os mesmos engajem idéias e ações sustentáveis dentro de um determinado contexto.

A importância deste mecanismo é em relação a organização e sistematização de ações individuais, tendo por fim a ação de um indivíduo seja contextualizada e eficientemente alocada dentro de uma demanda regional, local ou nacional, por isso, a Agenda 21 pode ser vista como um instrumento de gestão, gestão de políticas ambientais.


A instrução da ONU para a criação de uma Agenda 21 é que ela ocorra simultaneamente em diferentes níveis de abrangência social: locais, municipais, estaduais e federal. A questão que se abre nesta ordem é se as Agendas 21 em seus deferentes níveis estarão engajadas entre si.

Na atualidade, é notório a disparidade entre a adaptação de agendas 21 entre os diferentes níveis e dentro dos mesmos níveis políticos, existem municípios que já possuem a sua agenda 21 feita e já em implementação de políticas definidas na mesma, enquanto outros não sabem nem que ela existe, tão logo percebe-se a disparidade entro os diferentes níveis de abrangência, existem estados com a mesma concluída e municípios deste estado sem adotação de agendas.

Mobilizar pessoas com o intuito de firmar comprometimentos em relação a mudanças de hábitos e comportamento perante o meio ambiente é uma tarefa difícil e que exige a maturação do tema no conceito ético destas pessoas. A mídia neste ponto tem um papel imprescindível para a divulgação do tema e para a formação da base de conhecimento e conscientização da população, uma vez que a abrangência desta é maior que a da escola, ou dos institutos de educação, tendo em vista que o planeta não pode esperar a formação de uma geração futura para salvá-lo.


O problema está no hoje, pois este é o tempo do ponto de inflexão da mudança de clima do planeta e da eliminação da fauna e flora. Se continuar a degradação ambiental e se se esperar por gerações futuras o planeta terá problemas ambientais irreversíveis,mas se mudar hoje haverá a possibilidade de que exista a permanência do meio ambiente, e por conseguinte das fontes de recursos que propiciam a sobrevivência ao homem.

A Agenda 21 vem para ajudar na manutenção da sobrevivência e da qualidade de vida humana, ela pode começas com ações simples e pouco relevante pois o importante é que ela ocorra, que sejam realizadas as agendas, que se discuta o comportamento humano e que os povos tenham subsídio para optar por que mundo desejam habitar e por que mundo desejam que seus filhos habitem, uma vez que os recursos naturais, por definição, são finitos e nem sempre renováveis.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home