Monday, January 03, 2011

Com o passar do tempo, mudamos e por conseguinte muda também a forma como vemos e interpretamos alguns problemas do mundo, no meu caso, após um ano sem escrever neste blog tenho um novo ponto de vista do problema ambiental.
Hoje vejo que o problema central do meio ambiente não está no consumo desenfreado, ideia implícita nos meus primeiros textos, mas sim na maneira como se trata o lixo. O lixo é o vilão, esta ideia por mais que esteja explicita nos fluxogramas de David Pearse, não me parecia ser a mais aceitável na época em que o li, mas hoje vejo que é a mais convincente.
A reciclagem é fundamental para o equilíbrio econômico pois garante que o consumo continue crescendo sem que haja aumento de preços decorrentes da escassez.
Vi a algum tempo o exemplo dinamarquês de reutilização das embalagens em postos de coleta específicos e achei a iniciativa exemplar, precisamos entender o impacto que o lixo tem na nossa vida e devemos minimizar este problema.
Ao cidadão permanece o dilema comum apresentado em toda literatura sobre meio ambiente: cabe a ele a iniciativa de promover ações para mudança da organização da sociedade para salvar o planeta. Porém esta atitude dos pensadores em meio ambiente não é uma atitude real, não é possível um cidadão conseguir mudar toda a sociedade, pois este nem sempre conseguirá alterar a consciência de seu meio.
E como fazer para mudar a sociedade a fim de que esta incluia novos valores e conceitos à sua percepção e valorize o meio ambiente? Este é um ponto fundamental, e a solução que me parece plausível é fazer do tema meio ambiente algo chic, sofisticado e não aterrorizante, pois a sociedade de um modo geral tem maior facilidade de fazer mudanças no seu comportamento embasados em modas e tendências do que em surtos de consciência.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home